FANDOM

Wakfu e Estase são as duas energias que formaram o universo.

WakfuEditar

Wakfu é a energia da criação, presente em todas as coisas espalhadas pelo Krosmoz. Ele está sempre em movimento, fluindo através de tudo que vive. Ele é oposto ao Estase e é representado pela Grande Deusa Eliatrope e por diversos tons da cor azul.

Wakfu pode tomar diferentes formas. Quando ele entra em contato com os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar), ele se condensa em pequenas formações parecidas com miçangas, chamadas de ogrines. Mas quando Wakfu para de se mover, ele se transforma em Estase, uma instável e destrutiva energia.

Wakfu e Estase não devem ser vistos como o bem e o mal, mas sim como duas energias que formam um ciclo.

EstaseEditar

Estase é a energia da destruição presente em todas as coisas espalhadas pelo Krosmoz. Ele é uma energia oposta ao Wakfu, a energia da criação, e é representado pelo Grande Dragão e por diversos tons da cor violeta.

Apesar de opostos, os dois são mais como duas formas de um mesmo elemento, em vez de dois elementos separados.

Estase também pode ter uma forma mineral, na forma de um cristal conhecido como Estasili. Esses podem ser usados como forma de energia para máquinas, como demonstrado na série por Razortime, um robô de Nox, e pelo exército do príncipe Adal. No jogo, o Estase é o elemento usado por certos feitiços e também o combustível que move os Steamers.

Medidor de Wakfu/EstaseEditar

Medidor

O Medidor

Em Wakfu, logo abaixo do medidor de Pontos de Vida, há um medidor que serve para mostrar se você foi responsável por gerar mais Wakfu ou Estase.

Ações que criam vidas; como plantar sementes, mudas de árvores e sementes de monstros, aumentam o medidor para o lado do Wakfu. Se houver mais Wakfu do que Estase, ou se ambos estiverem empatados, será mostrado um "W" no medidor. Quanto maior o nível de Wakfu, mais azul ele ficará.

Ações que tiram vidas; como cortar vegetais e matar monstros, aumentam o medidor para o lado do Estase. Se houver mais Estase do que Wakfu, será mostrado um "S" no medidor. Quanto maior o nível de Estase, mais violeta ele ficará.

Ações como colher mudas de árvores, sementes de vegetais, sementes de monstros e recursos de monstros (mesmo que o monstro já esteja morto), não alteram os níveis do medidor.

Apesar de pescar ser tecnicamente, uma forma de tirar uma vida (pois você não pode devolver o peixe para a água), não aumenta o nível de Estase. Extrair minérios também não altera nada já que não são seres vivos.

Existem certos equipamentos que só podem ser usados se o medidor tiver uma porcentagem maior que o informado nas condições do item.

O máximo que um personagem pode acumular em seu medidor de Wakfu/Estase é 99%.

Fontes de Wakfu e EstaseEditar

Nas nações, existem portas celestiais e acessos subterrâneos que levam a lugares conhecidos como Fontes.

Só é possível entrar nas Fontes de Wakfu, se o seu medidor marcar pelo menos 30% de Wakfu. Do mesmo modo, só se pode entrar nas Fontes de Estase se o medidor marcar 30% ou mais de Estase.

As Fontes possuem cristais que auxiliam o progresso das profissões de colheita e concedem um bônus de 30 minutos que pode ser pego quantas vezes quiser (não acumulável).

O Cristal de Wakfu concede o bônus "Aura de Wakfu", que dá mais 20% de experiência para plantação. O Cristal de Estase, concede a "Aura de Estase", que dá mais 10% de experiência para colheita.

Coleta de Fundos

Coleta de fundos

As fontes possuem várias zonas, mas para acessá-las, é preciso que os jogadores depositem recursos na coleta de fundos. Fontes de Estase requerem recursos extraídos com a morte de vegetais e animais, por isso são mais difíceis de serem abertas. As últimas zonas contém minérios de Chumbo Turvo, que podem ser extraídos normalmente.

Há Fontes de Wakfu e Estase em todas as nações. E elas costumam estar próximas uma da outra. As coordenadas de cada uma são:

Nação Território Fonte de Wakfu Fonte de Estase
Amakna Campos Cantantes -9, -8 -7, -16
Bonta Kara e Pântanos de Cania 15, -1 15, 2
Brakmar Campos Pabongo -5, -12 -7, -11
Sufokia Desfiladeiro Relvado 6, -33 5, -33

TriviaEditar

  • Ao morrer, se seu personagem tiver uma alta porcentagem de Estase, sairá uma fumaça violeta mais forte de seu corpo do que aquela que normalmente sai quando um jogador ou monstro morrem.
  • Ao entrar numa Fonte de Wakfu ou Estase, dependendo da sua nação e do local da entrada, podem acontecer coisas diferentes na hora de tentar sair:
    • Se você entrar numa Fonte por uma entrada localizada em sua nação, você sairá dela normalmente.
    • Se entrar numa Fonte por uma entrada localizada em uma nação que não seja a sua, quando sair da Fonte você estará na entrada da Fonte que fica na sua nação.
    • Se você não pertencer à nenhuma nação e entrar numa Fonte, você ficará preso(a) e não conseguirá sair. Para resolver isso, você pode usar as Escrituras de Teletransporte, o Teletransporte Ecaflip ou o comando /suicide, para se matar e retornar à sua Fênix. Isso se deve a um bug que não foi corrigido até hoje.

GaleriaEditar